Título: A bolsa amarela
Autor(a): Lygia Bojunga
Editora: Cia das letras
Número de páginas:140
Skoob: Aqui!
A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade" - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.
Como estão leitores? Hoje trago para vocês mais uma resenha (a segunda do blog) e desta vez o livro escolhido foi a bolsa amarela de Lygia Bojunga.
O livro conta a história de uma garotinha chamada Raquel (a qual narra a história) que tem muitos sonhos (vontades como diz o livro) que crescem ao passar do tempo, sendo elas: Ter nascido garoto, ser grande, ser escritora (séra que o sonho de ser escritora também estaria na infância de Lygia? - Acho que sim!).
Raquel é a caçula de quatro irmãos, sendo eles muito mais velhos que ela, (por esse motivo, ela é meio que excluída). E se isso não fosse tudo, Raquel nasceu de uma gravidez não esperada dos pais, que a cuidam com uma certa má vontade.
Tudo muda, quando Raquel ganha a bolsa amarela de presente de sua tia brunilda (na verdade foi a única coisa que sobrou dos presentes enviados). Raquel passa a viver grandes aventuras, junto de seus amigos (Afonso, terrivel, guarda-chuva, alfinete de fralda de bebê, o fecho entre outros).
Na minha opinião eu não gostei nada do livro (e não é pelo fato de ele ser infântil) mais pelo fato as aventuras de Raquel não ser aventuras. O livro já ganhou vários prêmios não sei por quê. Mas gostei da personagem Raquel pois ela é determinada e tem uma imaginação muito fértio. Esse livro destruiu todas as minhas expectativas de me diverti lendo ele. Recomendo "apenas" para quem gosta muito de ler livros infântis.
CLASSIFICAÇÃO: 3.0 de 5.0
Comentem e até a próxima...
Comentem e até a próxima...
+ comentários + 15 comentários
Olá valeu pela visitinha no meu blog.
Bom tenho uma amiga que simplesmente adoooora Lygia Bojunga. Mas confesso que não li nada ainda dela.
Adorei o blog ler é a melhor coisa do mundo :)
Prontinho,já estou seguindo,e peço que faça uma visita ao meu e siga também. Quanto a sua resenha eu não conhecia o livro nem a autora, mas sua resenha está bem bacana.
Bjos, te aguardo no LDP.
http://leiturasdepaty.blogspot.com/
@leiturasdapaty
Gosto de livros infantis, mas acho que não leria esse não! shaushaushuahs'
Tipo, gosto de livros infantis no estilo de Como Treinar Seu Dragão.
Abraço!
O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/
Eu já li esse livro duas vezes!
Gostei muito!
Principalmente do dia em que ela foi almoçar na casa da Tia Brunilda!
O mais legal não são as aventuras (tanto pq não tem quase nenhuma...), mas sim as histórias da vida de cada personagem.
Recomendo muito que os jovens leiam esse livro, pois ensina que imaginação é tudo na vida! Sem ela, criança não é criança, pais não são pais, profissional não é profissional...
Resumindo: Nada Acontece sem imaginação!
Maaaassss nem tudo agrada a todos não é?!
Beijos e Parabéns pelo Blog!
@AnnyPlata
aestranhaestantedagi.blogspot.com
Adorei...nucna tinha ouvido flar nesse livro. Beijos!
http://palomaviricio.blogspot.com
Odiei este livro !! Li ele a mandado de uma professora de redação que tinha como planos mandar-nos fazer uma redação em base no livro... Terrivelmente fatal.
Olá, Marcos!
Eu li e esse livro e adorei, adorei!
Li em um só dia. A leitura é rapidinha e muito gostosa! :o)
Boa resenha!
Beijão!
Carol Benazzato
www.sonhosdescritos.blogspot.com
Esse livro é o ápice da literatura infantojuvenil e a autora é o maior exemplo no gênero e maior representante da literatura infantil brasileira. Surpreende-me que você não tenha gostado da história.
O livro não é "muito infantil"; ao contrário: traz metáfora que são chocantes até mesmo para adultos (como o galo com cérebro costurado com arame farpado). Lembre-se que o livro foi escrito na época da ditadura, onde até sonhar era proibido.
O motivo de o livro ter sido tão premiado (inclusive no exterior) é que ele tem imagens fortes e uma linguagem peculiar, brincando com as palavras e fazendo uso de inúmeras figuras de linguagem.
Talvez você não tenha gostado da história porque esperava outra coisa; talvez esteja acostumado com a literatura infantil estrangeira e não conheça a maravilhosidade da literatura brasileira. É uma pena! Cada vez que leio um livro da Lygia Bojunga, fico ainda mais admirado com o trabalho da autora.
Como tu pode ser tão idiota?
Não existe livro infantil.
este livro é ótimo, peguei em uma biblioteca municipal aqui na minha cidade, eu amei
Este livro marcou minha infância cara!
Lembro-me quando tinha 8 anos, e minha professora leu ele para a turma, gente eu lembro disso ainda <33
Perdi as contas de quantas vezes reli *----*
Beijos,
http://bookandteas.blogspot.com.br/
Nem todo mundo consegue ver a beleza de uma obra...
É a melhor obra, minha filha de 7 anos devorou o livro nessas férias!
Olá Gabriel.
Acho que vc não entende de livros mas assim esse livro é um livro infantil muito bom .se vc não gostou que pena .achei muito legal que vc vai ter uma redação sobre ele .tenha um pouco mais de responsabilidade e pare de falar besteiras. Ok tchau
Postar um comentário